Trajeto Turismo Agencia de Turismo Sorocaba alpes Agencia de Turismo Sorocaba bahia Agencia de Turismo Sorocaba roma Agencia de Turismo Sorocaba venza Agencia de Turismo Sorocaba amazonas Agencia de Turismo Sorocaba africa Agencia de Turismo Sorocaba natal Agencia de Turismo Sorocaba alaska Agencia de Turismo Sorocaba egito Agencia de Turismo Sorocaba cancun Agencia de Turismo Sorocaba londres Agencia de Turismo Sorocaba india Agencia de Turismo Sorocaba Rio de Janeiro Agencia de Turismo Sorocaba Paris Agencia de Turismo Sorocaba Italia Agencia de Turismo Sorocaba França Universal

Pacote Destaque

Disney World

Facebook

Divulgue a Trajeto Turismo

Previsão do Tempo

Associados

Programa Junior Mosko Revela

Parceiros

Dicas

AEROPORTO - Guia de primeira viagem Crianças e Adolescentes

 

Crianças de até 2 anos podem viajar no colo dos pais e geralmente pagam até 10% do valor da passagem. Também é possível transportar bebê em um berço especial, que deve ser solicitado à companhia aérea com antecedência, geralmente no momento da compra da passagem. O berço é sujeito a disponibilidade e tem limite de tamanho, geralmente costuma acomodar somente bebês de até 6 meses (consulte seu agente de viagens). É permitido transportar alimentos especiais para bebê na quantidade suficiente para o período de voo.

Crianças acima de 2 anos devem ocupar assentos próprios e podem ter desconto na passagem ou não, de acordo com a companhia aérea.

Menores de 18 anos precisam de documentação específica para embarcar e autorização para viagens nacionais e internacionais sem a presença dos pais. Verifique em lista de documentos.

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Voos Internacionais

 

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Voos Internacionais

As companhias aéreas estabelecem critérios por peso ou quantidade de peças (malas). Nos voos internacionais a quantidade de bagagem e o peso podem variar de acordo com a companhia aérea e com destino da viagem. Entre em contato com a companhia aérea pela internet ou pelo telefone, para fazer sua primeira viagem, caso tenha dúvida, consulte seu agente de viagens.  O excesso de bagagem é cobrado por quilo, a companhia pode se negar a transportar a bagagem excedente ou optar por transportá-la em outro voo.Primeira viagem sem dificuldades   

Por questões de segurança, não é permitido o transporte de substâncias tóxicas, corrosivas, armas de fogo e munição.

Tire dúvidas sobre bagagem de mão.

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Extravio de Bagagem

 

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Extravio de Bagagem

Para todos os voos com origem do Brasil, em caso de extravio ou avaria da bagagem, dirija-se até o balcão da empresa aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB. A companhia aérea deve localizar a bagagem e entregá-la no endereço fornecido pelo passageiro (seja na cidade de origem ou na de destino). Caso a empresa aérea não apresente a bagagem em 30 dias, o passageiro deve ser indenizado.

DINHEIRO - Guia de primeira viagem Internacional

 

DINHEIRO - Guia de primeira viagem Internacional

Cartão de Crédito
As principais bandeiras de cartões de crédito internacionais são aceitas em diversas cidades do mundo. Não importa em qual moeda você esteja pagando, todas as compras são convertidas em dólar na sua fatura. Vale a pena informar com antecedência a sua operadora de cartão de crédito sobre a viagem, pois algumas bloqueiam o cartão por segurança.

Cartões Pré-pagos
As casas de cambio oferecem cartões pré-pagos, em que você coloca uma quantia determinada de dólares e pode usar para saques e compras. Informe-se sobre as tarifas nas casas de câmbio, indicamos a Confidence.

Saques
Alguns cartões permitem fazer saque em moeda local tanto na função crédito quanto na função débito. Informe-se com o seu banco sobre as tarifas cobradas em cada operação.

Dinheiro
Leve também uma quantia em dinheiro em dólar ou euro que será útil para pagar táxis, dar gorjetas, comprar alimentos ou lembrancinhas em feiras de artesanato. Compre sempre dólares e euros em bancos ou casas de cambio credenciadas. Ao chegar no País, se precisar converter o dólar em moeda local, evite fazer isso na rua com cambistas (muito comuns em cidades da América do Sul), pois você corre risco de receber notas falsificadas.

Cheques de Viagem
Uma maneira segura de carregar o dinheiro, entretanto só podem ser trocados em locais específicos. Confira se a cidade para onde você viaja tem pontos de troca.

 

 

AEROPORTO - Guia de primeira Viagem Nacional

 

Embarque
Para embarcar em voos nacionais, chegue ao aeroporto com  no mínimo 2 horas de antecedência.  Procure o balcão da sua companhia aérea para fazer os procedimentos de embarque, também conhecido como check-in. No balcão da companhia aérea, apresente o RG original e as passagens ou voucher emitido pelaCVC (tire suas dúvidas sobre documentação).

Suas malas serão despachadas e você receberá o cartão de embarque e um comprovante de envio de bagagem  (tire suas dúvidas sobre bagagem). O cartão de embarque entregue pela companhia aérea indica o portão de embarque e o horário em que você deve embarcar.  Evite atrasos, para não correr o risco de perder o voo.

Dicas:
No aeroporto, fique atento aos painéis que exibem o horário de partida dos voos. Em caso de atrasos ou cancelamentos, procure o balcão da companhia aérea.
Para economizar tempo, você também pode fazer o check-in pela internet, entre no site da sua companhia aerea e informe-se.

Durante o voo
Procure o assento descrito em seu cartão de embarque, se tiver dúvida, peça ajuda aos comissários de bordo. A equipe de bordo dará todas as instruções que você precisa, quanto ao uso do cinto de segurança e demais instruções.

Não é permitido fumar durante o voo nem falar ao celular durante o voo. Aparelhos eletrônicos como câmeras fotográficas, notebook aparelhos de mp3 são permitidos por algumas companhias aéreas e em determinados momentos do voo.

Desembarque
Ao desembarcar, siga as placas do aeroporto que indicam a retirada de bagagens até chegar a esteira que estiver identificada com o número do seu voo. Aguarde suas malas, a chegada pode demorar alguns minutos. Em caso de extravio da bagagem procure o balcão da sua companhia aérea.

AEROPORTO - Guia de primeira viagem Internacional

 

Embarque
Para embarcar em voos internacionais, chegue ao aeroporto com no mínimo 3 horas de antecedência.  Procure o balcão da sua companhia aérea para fazer os procedimentos de embarque, também conhecido como check-in. No balcão da companhia aérea, apresente seu passaporte (alguns países aceitam RG, tire suas dúvidas sobre documentação) e as passagens - caso tenha adquirido a sua passagem pela internet, leve o código de localização ou o comprovante da compra. 

Suas malas serão despachadas e você receberá o cartão de embarque e um comprovante de envio de bagagem (tire suas dúvidas sobre bagagem). Caso o seu voo faça conexão, verifique com a atendente da companhia aérea em qual aeroporto você deve retirar a bagagem.CVC Guia de Primeira Viagem

O cartão de embarque entregue pela companhia aérea especifica o portão de embarque e o horário em que você deve embarcar.  Evite atrasos, pois o avião costuma partir no horário indicado e você corre o risco de perder o voo.

Durante o voo
Procure o assento descrito em seu cartão de embarque, se tiver dúvida peça ajuda aos comissários de bordo, que darão todas as instruções que você precisa, sobre equipamentos de segurança e horários para ir ao banheiro ou se alimentar.

Não é permitido fumar e falar ao telefone durante o voo. Aparelhos eletrônicos como câmeras e mp3 são permitidos por algumas companhias aéreas em determinados momentos do voo.

Durante voos internacionais, a equipe de embarque fornecerá formulários de imigração do país a ser visitado. Nele você declara o motivo da sua viagem (se é turística ou de negócios), o endereço onde ficará hospedado, nacionalidade e a cidade de origem. Caso tenha dúvidas na declaração, peça ajuda aos comissários de bordo.

No retorno ao Brasil, será distribuído um formulário da Polícia Federal onde você declara se precisará pagar imposto ou não pelas compras feitas na viagem. Veja detalhes em limites de compras e impostos.

Desembarque

Ao desembarcar, siga as placas do aeroporto que indicam o setor de imigração. No setor de imigração, você deve apresentar seu passaporte, visto (caso necessário) e o formulário entregue durante o voo.

Para retirada da bagagem procure a esteira referente ao seu voo. Aguarde suas malas, a chegada pode demorar alguns minutos.
Em caso de extravio da bagagem procure o balcão da sua companhia aérea.

Passaporte, Visto e Dupla Cidadania.Saiba como tirar!

Passaporte, Visto e Dupla Cidadania.Informações de como tirar seu passaporte as vantagens da dupla cidadania e procedimentos para tirar o visto.Clique aqui e Saiba Mais!

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Bagagem de Mão

 

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Bagagem de Mão

 

Segundo a Infraero, a bagagem de mão não pode ultrapassar 115cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5kg. 

Prefira levar na bagagem de mão itens essenciais ou aparelhos portáteis, como:
• dinheiro e cartões;
• documentos;
• objetos de valor ou frágeis: jóias, notebook, câmera, celular e aparelho de mp3 (todos desligados). Embora não seja permitida a utilização de alguns aparelhos durante o voo, é mais seguro que eles estejam na sua bagagem de mão;
• remédios (acompanhado de prescrição médica, carimbada e assinada);
• casacos ou uma troca de roupas (para caso de conexões longas);
• revista ou livro para ler durante a viagem;
• alimentação para crianças e bebês, somente a quantidade suficiente para ser usada no voo.CVC Viagens

Não podem ser transportados objetos cortantes e perfurantes, como alicates, facas, tesouras, canivetes.  Líquidos, géis ou pastas (xampu, condicionador, desodorante, pasta de dente, perfume, garrafas de água etc.) só podem ser transportados em frascos de até 100 ml, embalados em sacos plásticos transparentes vedados. Frasco com volume maior que 100 ml, mesmo que parcialmente cheio, deve ser despachado na bagagem comum ou descartado.
Perfumes e bebidas adquiridos no Duty Free Shop devem estar lacrados e com nota fiscal, mesmo assim, estão sujeitos a averiguação em aeroportos internacionais, de acordo com a legislação de cada país.

 

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Voos Nacionais

 

BAGAGEM - Guia de primeira viagem Voos Nacionais

As companhias aéreas estabelecem critérios por peso ou quantidade de peças (malas). Geralmente, em voos domésticos, é permitido despachar até 23kg de bagagem. O excesso é cobrado por quilo, a companhia pode se negar a transportar o excesso de bagagem ou ainda optar por transportá-lo em outro voo.  As regras e cobranças para excesso de peso de bagagem variam em cada companhia aérea e também para cada destino. Por isso, antes de fazer as malas, confira as regras com a sua companhia aérea.Primeira viagem sem dificuldades. 

Por questões de segurança, não é permitido o transporte de substâncias tóxicas, corrosivas, armas de fogo e munição.

Tire dúvidas sobre bagagem de mão.

DINHEIRO - Guia de primeira viagem Nacional

 

DINHEIRO - Guia de primeira viagem Nacional

Cartão
Nas principais cidades e capitais do Brasil, os cartões de crédito e débito são bem aceitos. Verifique com o seu banco se há caixas eletrônicos na cidade em que você pretende visitar

Dinheiro
Leve também uma quantia em dinheiro que será útil para pagar táxis, dar gorjetas, comprar alimentos em quiosques ou lembrancinhas em feiras de artesanato. Se você vai viajar para lugares distantes dos grandes centros, como vila de pescadores ou povoados, leve uma quantia adicional de dinheiro em espécie, pois pode não haver caixas eletrônicos na região.

Cheque
Muitos comerciantes não costumam aceitar cheques de outros Estados. Leve algumas folhas apenas para caso de emergência.